Skip to main content

Exigências nutricionais para o crescimento e para o desporto?

No atleta adolescente tal como no adulto, o equilíbrio entre o consumo energético eas necessidades para as tarefas de treino, recuperação e desempenho desportivo, têm de ser igualmente personalizadas e monitorizadas.

Contudo as necessidades de um adolescente são muito mais abrangentes, uma vez que implicam com a sua fisiologia de crescimento e maturação.

Esta associação de atividade física de alta intensidade em simultâneo com crescimento e com atividades escolares obrigatórias, torna a estratégia nutricional uma peça fundamental ao desenvolvimento adequado desta população em particular.

A determinação das necessidades nutricionais de um adolescente é sempre um desafio, devido a todos os fatores físicos, cognitivos e ambientais a que este se encontra sujeito.

Porém, com ajuda de equipas multidisciplinares em que se incluem nutricionistas, treinadores, psicólogos e pais, estes atletas devem ser guiados de modo a conseguir atingir as suas necessidades energéticas com base numa alimentação completa, variada e equilibrada.

A envolvência de toda a comunidade, é essencial para que o adolescente se sinta confortável com as escolhas alimentares e que sejam promovidos hábitos alimentares nutricionalmente equilibrados e ajustados a uma otimização adequada do seu crescimento e maturação física e psicológica.

Planeamento das atividades e da recuperação, qual o papel da nutrição?

Geralmente de base, estes adolescentes devem ser guiados a ter uma programação alimentar de acordo com a sua carga e tipo de treino diário, ajustando isso aos seus horários e atividades escolares.

Nesta fase, nem todos os pais, por melhor que queiram dar aos seus filhos,  têm a capacidade e tempo, de organizar e pensar adequadamente no tipo de alimentação, que promove uma melhor recuperação adequada aos objetivos de desempenho desportivo pretendidos.

A recuperação é a fase final, mas não menos importante para um atleta, pois é aqui que há a adaptação corporal, que faz evoluir o atleta.

É neste momento, que o planeamento da alimentação de um atleta adolescente deve ser acompanhado por um nutricionista, sempre em coordenação com a comunidade, envolvendo o atleta e respeitando também as suas necessidades e preferências.

Referências

Desbrow, B., McCormack, J., Burke, L. M., Cox, G. R., Fallon, K., Hislop, M., Logan, R., Marino, N., Sawyer, S. M., Shaw, G., Star, A., Vidgen, H., & Leveritt, M. (2014). Sports Dietitians Australia position statement: sports nutrition for the adolescent athlete. International journal of sport nutrition and exercise metabolism24(5), 570–584. https://doi.org/10.1123/ijsnem.2014-0031

Petrie, H. J., Stover, E. A., & Horswill, C. A. (2004). Nutritional concerns for the child and adolescent competitor. Nutrition (Burbank, Los Angeles County, Calif.)20(7-8), 620–631. https://doi.org/10.1016/j.nut.2004.04.002

Smith, J. W., Holmes, M. E., & McAllister, M. J. (2015). Nutritional Considerations for Performance in Young Athletes. Journal of sports medicine (Hindawi Publishing Corporation)2015, 734649. https://doi.org/10.1155/2015/734649

Email: geral@marlenenutricionista.com