O que é uma alimentação consistente?
Iniciar qualquer programa nutricional pode ser um desafio.
Mudar os seus hábitos diários e atuar de modo a priorizar a sua saúde pode ser uma curva de aprendizagem, que para alguns pode ser mais lenta, mas o que importa no fim é o caminho individual de cada um.
A maioria de nós conhece os princípios básicos de um estilo de vida saudável, mas na maioria das vezes, uma alimentação saudável pode ser um jogo de adivinhação até que nos ensinem de forma diferente.
Ser 100% consistente, será isso real?
Quando muitos de nós pensamos num plano alimentar ou programa de perda de peso ou outra mudança no estilo de vida, começamos com a expectativa de que precisamos ser perfeitos.
Mas será isso real?
Se fossemos perfeitos, talvez não fossemos pessoas reais, que convivemos, que estamos integrados numa sociedade com maravilhas gastronómicas que não apreciaríamos. Seria isto viver?
Não tenha vergonha do que não sabe. Pergunte, questione, seja critico, mas melhore o seus conhecimentos, evolua.
Se houver alimentos e refeições no seu plano que não fazem sentido para si, já pensou em perguntar ao seu nutricionista por que é eles são importantes?
Desmistificar a sua comida pode tornar muito mais fácil comprometer-se com a consistência, porque percebe realmente o porquê da mudança dos seus hábitos.
Seja paciente consigo mesmo, mas seja persistente. Nem todas as pessoas que conhece na vida se vai tornar um amigo rápido, e deve assim encarar a alimentação equilibrada com o mesmo respeito. Faça amizade com alimentos diferentes. Procure conhecê-los e reconhecer a maneira como eles o fazem sentir ao longo de um dia, semana ou mês. Com o tempo e comportamento consistente, verá que aos poucos o seus hábitos vão mudar, de uma forma fisiológica e não radical, para que consiga atingir o seu sucesso.