Skip to main content

Nutrição no período pré-conceção

A gestação é um período crítico durante o qual a nutrição materna e as escolhas de estilo de vida são as principais influências na saúde materno-infantil.

É na pré-concepção que estas escolhas se iniciam, uma vez que uma mulher e homem saudáveis, têm maior probabilidade de obter uma gestação de sucesso, resultando num bebé saudável.

Níveis inadequados de nutrientes essenciais durante períodos cruciais do desenvolvimento do bebé podem levar a uma desregulação fetal, induzindo efeitos a longo prazo na saúde do bebé, incluindo o risco de mais tarde vir a desenvolver condições crónicas como obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes.

Melhorar o bem-estar de mães, bebés e crianças é a chave para a saúde da próxima geração.

O que é o período pré-conceção?

O período pré-concepção inicia-se bem antes do que a maioria das pessoas imagina, uma vez que reflecte  o estilo de vida dos futuros pais antes de iniciarem o processo de concepção propriamente dita.

Simplificando, os hábitos alimentares e estilos de vida como o consumo de bebidas alcoólicas, tabaco, a exposição a toxinas, podem aumentar o risco de infertilidade e induzir efeitos a longo prazo na saúde do futuro bebé.

Onde pode a nutrição ajudar?

A otimização do estado nutricional em particular nesta fase, tem benefícios a longo prazo, que visam promover uma programação metabólica adequada para que no futuro tenho um bebé saudável.

Mas o que é isto da programação metabólica?

Este conceito diz respeito a todos os fatores que influenciam de certa forma o crescimento e desenvolvimento do seu filho ao longo da gestação, e que por sua vez têm uma influência na sua saúde como futuro adulto.

Como é que isto pode ser afectado?

As alterações a este processo, podem ocorrer por exposição da mãe a fatores ambientais como álcool, tabaco, produtos tóxicos e também no que diz respeito à nutrição, ao défice de nutrientes essenciais para o correto desenvolvimento do bebé.

Em suma, citando o Guia de Alimentação e Nutrição na Gravidez:

Considera-se, portanto, que o período preconcecional constitui uma janela de oportunidade para a avaliação e intervenção precoce na melhoria da fisiologia, do metabolismo, da composição corporal e do estado nutricional maternos, perspetivando uma melhoria em muitos indicadores de saúde durante a gravidez e a garantia de melhores indicadores de saúde e de qualidade de vida a longo prazo nas futuras gerações.

Referências

  • Diana Teixeira, Raquel Marinho, Inês Mota, Inês Castela, Juliana Morais, Diogo Pestana, Conceição Calhau, Sofia Mendes de Sousa, Margarida Bica, Sofia Lopes, Pedro Nabais, Filipa Melo de Vasconcelos, Pedro Moreira, Pedro Graça, Maria João Gregório. Alimentação e Nutrição na Gravidez, 2021, DGS, Nutrimento. PNPAS. https://nutrimento.pt/activeapp/wp-content/uploads/2021/03/ManualGravidez_Final-3Março2021.pdf
  • Stephenson, J., Heslehurst, N., Hall, J., Schoenaker, D., Hutchinson, J., Cade, J. E., Poston, L., Barrett, G., Crozier, S. R., Barker, M., Kumaran, K., Yajnik, C. S., Baird, J., & Mishra, G. D. (2018). Before the beginning: nutrition and lifestyle in the preconception period and its importance for future health. Lancet (London, England)391(10132), 1830–1841. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(18)30311-8
  • Grieger J. A. (2020). Preconception diet, fertility, and later health in pregnancy. Current opinion in obstetrics & gynecology32(3), 227–232. https://doi.org/10.1097/GCO.0000000000000629
  • Raghavan, R., Dreibelbis, C., Kingshipp, B. L., Wong, Y. P., Abr
  • ams, B., Gernand, A. D., Rasmussen, K. M., Siega-Riz, A. M., Stang, J., Casavale, K. O., Spahn, J. M., & Stoody, E. E. (2019). Dietary patterns before and during pregnancy and maternal outcomes: a systematic review. The American journal of clinical nutrition109(Suppl_7), 705S–728S. https://doi.org/10.1093/ajcn/nqy216

Email: geral@marlenenutricionista.com